O Google Tag Manager (GTM) é uma ferramenta gratuita e incrivelmente poderosa que te permite implementar e gerenciar tags de forma ágil e eficiente.

Ao invés de codificar cada tag manualmente em cada página (como era feito nos primórdios da internet), você pode gerenciá-las facilmente a partir da sua conta GTM.

Com isso, você tem mais tempo e energia para se concentrar em outras tarefas importantes.

Abaixo, vamos listar mais uma série de motivos que vão te convencer a utilizar o gerenciador de tags do Google:

1. Visão ampla das métricas de sucesso do site

Com o GTM, é mais fácil coletar e ativar o uso de métricas importantes, como taxa de conversão, número de visitantes únicos, tempo de permanência no site, entre outras.

Depois de habilitar alguns acionadores, o GTM começará a acompanhar automaticamente os cliques ou envios de formulários. Então ele disponibiliza essas “ações” realizadas para os códigos de rastreamento, como as tags do Google Analytics, por exemplo.

Com a ajuda da comunidade de usuários, hoje temos como rastrear até eventos como profundidade de rolagem da página e interação com vídeos.

Os insights gerados pela análise dessas ações, vão permitir entender como o público está interagindo com o site e identificar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. A partir disso, você vai tomar decisões mais embasadas sobre a estratégia de comunicação e marketing.

2. Melhora a eficiência do seu processo de implementação de tags

Já dissemos que o GTM facilita a implementação e gerenciamento das tags sem precisar acessar o código-fonte de cada página do site. Mas o interessante é que você não precisa nem ter acesso ao código fonte para fazer esse gerenciamento.

Tudo pode acontecer através de uma tela amigável e intuitiva. Inclusive, já existe uma grande biblioteca com as tags dos principais veículos, onde você só precisa inserir informações básicas para habilitar o rastreio dela no seu site.

Isso significa que você pode fazer alterações rapidamente, sem a necessidade de ajuda de um desenvolvedor, o que economiza tempo e recursos valiosos.

3. Eleva a segurança do site

Você pode usar o GTM para fazer uma implementação mais segura de tags, evitando a adição de códigos maliciosos ou danificados em seu site.

O Google verifica automaticamente todos os scripts e tags HTML personalizadas por meio de uma análise rigorosa que leva em conta domínios conhecidos de malware, endereços IP e URLs.

Além disso, você tem o poder de decidir quem tem o acesso à sua conta GTM e pode revogá-lo a qualquer momento.

A segurança não para por aí. Você pode estabelecer regras adicionais como listas de permissão ou bloqueio para acesso à camada de dados do seu site. Dessa forma, mesmo que o GTM venha a ser comprometido, você terá o controle final sobre o que pode ou não ser executado no site.

Isso protege o site e o público, garantindo uma experiência online positiva e segura.

4. Facilita a colaboração entre os times

O GTM permite a colaboração fácil entre equipes de marketing, desenvolvimento e vendas, garantindo que todos trabalhem juntos e alinhados.

Ele mantém um registro de todas as alterações feitas no seu contêiner de tags, juntamente com a data e as credenciais de quem fez a alteração.

Sempre que você faz uma mudança, ele cria uma nova versão para você e faz uma espécie de backup das versões anteriores.

Se você publicar acidentalmente uma alteração em um site ativo, sem que algumas tags estejam completas ou se a tag implementada gerou alguma incompatibilidade ou erro no site, não tem problema. Acesse a página de versões e publique uma versão anterior.

Isso ajuda a maximizar a eficiência do trabalho e a alcançar resultados mais rápidos.

5. Flexibilidade para atender às suas necessidades específicas

A ferramenta é altamente personalizável. Você pode escolher implementar as tags padrão da biblioteca do GTM, como o Google Analytics, o Google Ads, o Facebook Pixel, entre outros, ou pode criar suas próprias tags personalizadas.

Isso significa que você tem o controle total sobre as métricas que deseja acompanhar e como deseja implementá-las.

6. Fácil integração

Você pode aproveitar ao máximo as informações coletadas pelo GTM para integrar seu site com outras ferramentas importantes, como o WhatsApp, o Mailchimp, o WordPress, Shopify, entre outras.

Praticamente, não existem relatos de incompatibilidade do GTM com sistemas de criação de conteúdo, plataformas de ecommerce ou aplicativos.

7. Simplifica a implementação de novas funcionalidades

Você pode facilmente implementar novas funcionalidades no seu site, como experimentos de teste A/B, mensagens urgentes para os usuários, captação de emails, entre outras.

Assim, você aproveita as últimas tendências e tecnologias para maximizar a presença online sem depender de dias, semanas ou meses de desenvolvimento para testar novos caminhos.

Concluindo

Em resumo, o Google Tag Manager é uma ferramenta incrivelmente poderosa e versátil que oferece uma ampla variedade de recursos para gerenciar as métricas e tags de seu site.

Ele oferece flexibilidade, integração fácil com outras ferramentas, simplifica a implementação de novas funcionalidades, fornece uma visão clara dos dados de conversão, permite uma implementação mais rápida de tags e economiza tempo e recursos.

Não perca mais tempo e comece a usar o Google Tag Manager hoje mesmo para maximizar sua presença online e alcançar seus objetivos de negócio de forma mais eficiente e efetiva.

Tags Categorias Google Tag Manager

Deixe seu Comentário